Curriculo



Rui Manuel Teixeira Gonçalves


Natural do Caniço, Santa Cruz, é licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, tendo todo o seu percurso profissional sido desempenhado na administração pública regional.

Em 1994, ingressou nos quadros da Direção Regional de Finanças, da anterior Secretaria Regional do Plano e Finanças, tendo exercido funções naquela Direção Regional, primeiro como técnico superior, depois como diretor de serviços, e, posteriormente, como diretor regional.

Fez parte do grupo de trabalho que elaborou a 1.ª Lei de Finanças das Regiões Autónomas, aprovada em 2008, tendo participado em todas as negociações para a revisão desta lei.

Participou ativamente na proposta de revisão da Lei de Finanças das Regiões Autónomas, aprovada no Parlamento em Março de 2010, bem como na elaboração da proposta técnica da Lei de Meios, aprovada em junho do mesmo ano.

Integrou os trabalhos da comissão paritária mista constituída na sequência da intempérie de fevereiro de 2010.

Participou no processo que culminou, em janeiro de 2005, com a Regionalização dos Serviços de Finanças da Região Autónoma da Madeira e com a criação da Direção Regional dos Assuntos Fiscais, tendo igualmente sido membro das comissões criadas para o apuramento das receitas fiscais próprias das Regiões Autónomas.

Foi o representante da Região Autónoma da Madeira no Conselho Consultivo do Banco de Portugal e fez parte, por inerência, do Conselho de Administração do Fundo de Estabilização Tributária da Região Autónoma da Madeira. Mais recentemente, foi o interlocutor da Região Autónoma da Madeira junto do Governo da República para as questões técnicas relacionadas com o Programa de Ajustamento.

Durante a sua carreira profissional participou, junto do Governo da República, em quase todos os processos que envolveram matérias financeiras.

Avisos Legais